Políticas educacionais inclusivas e a síndrome de Down: Diferentes interações no contexto educacional inclusivo

Autores

  • Maureen Koch Universidade Feevale
  • Denise Regina Quaresma da Silva Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.18316/2238-9024.16.26

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Educação Inclusiva, Políticas Educacionais Inclusivas, Escola Inclusiva.

Resumo

O artigo apresenta um paralelo traçado entre as Políticas Educacionais Inclusivas e a Síndrome de Down (SD), objetivando analisar as interações entre a educação inclusiva e a SD em diferentes contextos, dos anos de 2009 a 2013, através de uma revisão bibliográfica nas bases de dados online MEDLINE/PubMed e SciELO. Tendo em vista que as especificidades devem ser respeitadas e atendidas, desde o direito de expressão até a inclusão e permanência no âmbito educacional, destaca-se que a escola deve ser um espaço em que o exercício de uma política inclusiva propicie a construção de uma sociedade mais justa.

 

Biografia do Autor

Maureen Koch, Universidade Feevale

Fisioterapeuta e Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale

Denise Regina Quaresma da Silva, Universidade Feevale

Pós Doutora em Estudos de Gênero, Psicóloga, Professora do Programa de Pós Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale

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Publicado

2016-04-25

Edição

Seção

Dossiê