Políticas educacionais inclusivas e a síndrome de Down: Diferentes interações no contexto educacional inclusivo

Autores/as

  • Maureen Koch Universidade Feevale
  • Denise Regina Quaresma da Silva Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.18316/2238-9024.16.26

Palabras clave:

Síndrome de Down, Educação Inclusiva, Políticas Educacionais Inclusivas, Escola Inclusiva.

Resumen

O artigo apresenta um paralelo traçado entre as Políticas Educacionais Inclusivas e a Síndrome de Down (SD), objetivando analisar as interações entre a educação inclusiva e a SD em diferentes contextos, dos anos de 2009 a 2013, através de uma revisão bibliográfica nas bases de dados online MEDLINE/PubMed e SciELO. Tendo em vista que as especificidades devem ser respeitadas e atendidas, desde o direito de expressão até a inclusão e permanência no âmbito educacional, destaca-se que a escola deve ser um espaço em que o exercício de uma política inclusiva propicie a construção de uma sociedade mais justa.

 

Biografía del autor/a

Maureen Koch, Universidade Feevale

Fisioterapeuta e Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale

Denise Regina Quaresma da Silva, Universidade Feevale

Pós Doutora em Estudos de Gênero, Psicóloga, Professora do Programa de Pós Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale

Publicado

2016-04-25

Número

Sección

Dossiê