Do hidratante ao sapatinho de cristal: A relação da mulher com o consumo de produtos usados no autocuidado

Autores

  • Vanessa Fontana da Costa Acadêmica de Psicologia-Centro Universitário Franciscano
  • Fernanda Pires Jaeger Mestre e Docente do Curso de Psicologia-Centro Universitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.18316/2238-9024.16.28

Palavras-chave:

Autocuidado, Consumo, Gênero, Contexto Sociofamiliar.

Resumo

Este estudo objetivou analisar as práticas de autocuidado femininas e o consumo de produtos voltados para esta finalidade. Para isso foram entrevistadas seis mulheres entre 28 e 37 anos, com filhos e formação superior concluída ou em andamento, residentes na cidade de Santa Maria - RS. Os dados coletados foram trabalhados através da análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que o autocuidado e o consumo são desempenhados focando a saúde e a higiene, por vezes colocando o cuidado com os filhos como prioridade. Apesar das mudanças no papel social feminino, a mulher continua sendo a protagonista do ato de cuidar tanto de si como do outro.

Downloads

Publicado

2016-04-25

Edição

Seção

Artigos