Gênero e trabalho: Reflexão necessária na incubação em economia solidária
DOI:
https://doi.org/10.18316/2238-9024.16.34Palavras-chave:
Economia Solidária, Cooperativismo, Gênero, Trabalho.Resumo
O presente artigo tem por finalidade apresentar e discutir a relação de gênero e trabalho. Abordaremos essa temática dentro de uma perspectiva cultural da realidade do município de Passo Fundo. A pesquisa se deu através do grupo de alunos de Serviço Social participantes do projeto de extensão “Inserção Produtiva e Trabalho Decente: Assessoria em economia solidária no município de Passo Fundo/RS”, juntamente com o coordenador do projeto e professor de sociologia, Ivan Dourado, sendo todos estes vinculados à Universidade Comunitária de Passo Fundo (UPF). Neste artigo, pretendemos apresentar o histórico do projeto e, posteriormente, traremos um recorte analítico que nos permitirá discutir mais profundamente a questão de gênero e atividades laborais. Para tanto, buscaremos expor formas de inserção das mulheres no trabalho cooperativo e as possibilidades de reprodução/superação dos trabalhos socialmente reconhecidos como ‘de mulher’ na Economia Solidária. O projeto, nos anos de 2013 e 2014, realizou um mapeamento da realidade das cooperativas de Economia Solidária do município de Passo Fundo. Deste, retiramos alguns dados para pensar o papel da mulher nos espaços de trabalho, tendo como ponto de vista cultural as ideias de Roberto DaMatta (1985). Com isso, temos a intenção de responder à seguinte questão: como a produção ou reprodução do gênero feminino ocorre nas atividades laborais realizadas no interior do espaço cooperativo solidário?
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.