A relevância da reflexão crítica da prática sócio pedagógica: um aspecto da competência do educador social

Autores

  • Néverton Orofino D'avila
  • Gilca Lucena Kortmann

DOI:

https://doi.org/10.18316/2238-9024.16.45

Palavras-chave:

Educador Social, Reflexão Crítica, Educação Social, Subjetivação, Inclusão Social.

Resumo

Este trabalho, nos moldes de uma revisão sistemática, tem como objetivo propor uma retomada do pensamento acerca da relevância da reflexão crítica da prática sócio pedagógica enquanto um aspecto da competência do Educador Social, a partir de uma perspectiva sistêmica. Para isso, foi realizada uma pesquisa em bases de dados com os seguintes descritores isoladamente: Educador Social, Reflexão Crítica, Pedagogia, Projetos Sociais, Educação Social e Pensamento Sistêmico. Além disso, lançamos mão de uma literatura já amplamente consagrada para revisar conceitos e ideias referentes ao tema proposto. Partindo de concepções amplamente reconhecidas à respeito do Pensamento Sistêmico, transitamos por conceitos e ideias atuais sobre o conceito e as atribuições do Educador e Educação Social, chegamos à ideia de que a postura crítica deste profissional pode contribuir para processos de subjetivação do sujeito capazes de implementar melhores formas de ser e estar no mundo. Como considerações finais desta revisão, pode-se chegar ao pensamento de que a relevância da reflexão crítica da prática pedagógica, enquanto uma competência do Educador Social, reside no incremento (re)vitalizante da identidade e personalidade dos educandos provocado pela atuação do Educador Social.

 

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Publicado

2016-12-06

Edição

Seção

Artigos