Retórica e história do pensamento político em Quentin Skinner
DOI:
https://doi.org/10.18316/2238-9024.16.47Palavras-chave:
Agência Humana, Contexto Histórico e Linguístico, Disputas Políticas e Intelectuais, Conceitos em Argumento.Resumo
Este artigo tem por objetivo mostrar que o historiador inglês Quentin Skinner mobiliza, em sua metodologia da História do Pensamento Político, a questão da retórica na análise de textos e proferimentos realizados pelos agentes. Skinner retoma o debate acerca da noção de retórica a partir do uso que autores romanos clássicos, como Cícero, bem com autores da renascença inglesa fazem acerca da ars rhetorica. Este artigo objetiva assinalar como que, em sua metodologia, Skinner confere um papel relevante à agência humana e foca sua análise nas disputas retóricas em torno de conceitos nas quais os autores de textos ou de discursos estavam envolvidos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.