A polissemia da diferença: um estudo comparativo sobre a avaliação da qualidade no Ensino Superior entre Brasil, Chile e Colômbia

Autores

  • Marisa Claudia Jacometo Durante Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde
  • Janete Rosa da Fonseca Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde

DOI:

https://doi.org/10.18316/282

Palavras-chave:

Avaliação da Qualidade, Ensino Superior, Estudo Comparativo

Resumo

A avaliação da qualidade é vista como um fenômeno social. Requer dos atores uma compreensão de sua inserção no seio da sociedade, de suas expectativas, de suas formas de compromisso, de uma combinação equilibrada entre fatores e parâmetros de ordem qualitativa e quantitativa. Nesse sentido, o objetivo desse artigo foi apresentar um estudo comparativo sobre a avaliação da qualidade no ensino superior entre Brasil, Chile e Colômbia. A proposta de pesquisa aqui delineada diz respeito a realização de uma análise comparada na perspectiva de Popper (2010). Considera-se que no caso do Brasil é preciso pensar na questão da subjetividade dos avaliadores em confronto com a objetividade extrema do instrumento de avaliação. Com relação a Colômbia percebesse que esta objetividade também existe, porém utiliza-se das contribuições dos avaliadores a partir de suas competências pedagógicas e dos objetivos institucionais. O Chile caminha para a continuidade da discussão existente em torno da busca pela qualidade no Ensino Superior. Nesse sentido, uma avaliação deve ser construtiva e emancipatória, uma vez que não existe o instrumento perfeito para avaliar um conceito tão subjetivo como o de instituição de qualidade.

Palavras-chave: Avaliação da Qualidade; Ensino Superior; Estudo Comparativo.

Resumen

La evaluación de la calidad es vista como un fenômeno social. Actores requiere una comprensión de su integración en la sociedad, sus expectativas, sus formas de compromiso, una combinación equilibrada de los factores y parámetros de orden cualitativo y cuantitativo. En este sentido, el objetivo de este trabajo es presentar un estúdio comparativo de aseguramiento de la calidad en la educación superior de Brasil, Chile y Colombia. La propuesta de investigación descritos aquí se refiere a la realización de un análisis comparativo en el contexto de Popper (2010). Se considera que en el caso de Brasil, es necesario examinar la cuestión de la subjetividad de los evaluadores, en comparación con la objetividad extrema del instrumento de evaluación. Em cuanto a Colombia se da cuenta de que esto también existe objetivamente, sino que utiliza las contribuciones de lós evaluadores de sus habilidades de enseñanza y los objetivos institucionales. Chile se mueve a continuar con el debate que existe en torno a la búsqueda de la calidad en la educación superior. En este sentido, una evaluación debe ser constructiva y emancipadora, ya que no existe un instrumento perfecto para evaluar un concepto tan subjetivo como uma institución de calidad.

Palabras-clave: Evaluación de la Calidad. De Educación Superior. Estudio comparativo.

Biografia do Autor

Marisa Claudia Jacometo Durante, Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde

Possui Graduação (1995) e Mestrado (1998) em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado (2006) em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/Sistemas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora do Centro Universitário La Salle desde 2000, atuando na graduação, especialização e pós-graduação stricto sensu. Atualmente, é professora do Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais pertencendo a linha de Linguagens e Culturas. Com formação em Ciência da Computação, ênfase em Software Básico, atua principalmente nos seguintes temas: grid computing, sistemas distribuídos e escalonamento. Também atua na área de Educação a Distância, principalmente em temas relacionados a capacitação docente e mediação, bem como com inclusão digital e cibercultura. Atualmente coordena os cursos de Ciência da Computação e Computação - Licenciatura e o Setor de EAD no Unilasalle.

Downloads

Publicado

2012-03-20

Edição

Seção

Artigos