As dimensões da pobreza em Porto Alegre (RS)

Autores

  • Luis Davi Vicensi Siqueira Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Angélica Massuquetti Professora do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

DOI:

https://doi.org/10.18316/299

Palavras-chave:

Capacitações, Carências, Pobreza.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar as dimensões da pobreza em Porto Alegre (RS). Os dados analisados originam-se, principalmente, da pesquisa acerca da pobreza no município, realizada por Comim et al. (2006). Como principais resultados desse estudo, verificou-se que a solução para esse problema passa, primeiramente, pelo entendimento do que é ser pobre e, num segundo momento, por políticas públicas direcionadas para aqueles mais vulneráveis a determinadas privações. Quando se tem um mapeamento das maiores carências numa região é possível direcionar as políticas de combate à pobreza.

Biografia do Autor

Luis Davi Vicensi Siqueira, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Mestre em Economia do Desenvolvimento (PUCRS) e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Angélica Massuquetti, Professora do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Possui doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2008) e fez Estágio de Doutorando na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales - França (2003/2004). Possui mestrado em Economia Rural (1998) e graduação em Ciências Econômicas (1994) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da UNISINOS. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: política agrícola internacional, economia regional, desenvolvimento rural, modernização e inovação agrícola, sistemas agroalimentares e crescimento e desenvolvimento econômico.

Downloads

Publicado

2012-12-26

Edição

Seção

Artigos