Uma análise histórica das tecnologias inseridas na educação
Resumo
Esta pesquisa visa discutir sobre a implantação de algumas tecnologias na educação. Como objetivos específicos, pretende-se apresentar algumas tecnologias educacionais que foram inseridas nas salas de aula; relacionar essas tecnologias educacionais as suas possíveis intencionalidades e discutir a inserção dessas tecnologias educacionais no cotidiano dos professores. A metodologia utilizada foi a análise bibliográfica, que contou com o arcabouço teórico de Brito e Purificação (2011); Viñao Frago (2008); Razzini (2008) e Habermas (2014). Foi possível perceber que, atreladas aos processos produtivos, as tecnologias foram implantadas na educação como subsídios para a expansão da educação elementar nos séculos XVIII, XIX e XX. Contudo, com o advento das tecnologias da informação e da comunicação, no final do século XX, essas ferramentas chegaram às salas de aula de forma mais rápida e geraram novos desafios e possibilidades aos processos de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18316/dialogo.v0i35.3500
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 2238-9024
UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000
Indexadores
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() |