Mapeamento e análises iniciais das identidades juvenis na Região das Hortênsias

Autores

  • Rodrigo Koch Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Priscila Francisco de Oliveira Castilhos Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Caroline Borges de Souza Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Priscila da Silva Damasceno Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Elisete Medianeira Tomazetti Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i36.3585

Palavras-chave:

Identidades Juvenis, Juventude, Região das Hortênsias, Rio Grande do Sul.

Resumo

Este artigo apresenta um mapeamento das identidades juvenis em escolas de três municípios da Região das Hortênsias (Canela, Gramado e São Francisco de Paula) do Rio Grande do Sul, com breve análise de alguns grupos sociais em cada localidade. Esta pesquisa buscou identificar quais os grupos juvenis mais comuns encontrados no ensino médio, e se constitui em um estudo científico de caráter quanti-qualitativo e descritivo, uma vez que buscou por meio de questionário e observação trazer resultados para descrever os comportamentos adotados por determinados grupos juvenis. Os jovens apresentam configurações de identidades múltiplas, com transições variáveis de acordo com o contexto social de cada um.

Biografia do Autor

Rodrigo Koch, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Graduado em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil (2008) [CREF 012626-G/RS]; pós-graduado em Administração e Marketing Esportivo pela Universidade Gama Filho (2010); e mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil. Atualmente é coordenador do curso de Pedagogia e professor da UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Unidade: São Francisco de Paula). Foi coordenador de esportes da Rádio Guaíba, pela qual realizou as coberturas jornalísticas dos Jogos Olímpicos de Sydney-2000 e Atenas-2004, dos Jogos Pan-Americanos Rio-2007 e, dos Jogos Mundiais Militares Rio-2011. Recebeu a Medalha João Saldanha pela contribuição ao esporte gaúcho, em 2009. Autor dos livros Universíade 1963 - História e Resultados dos Jogos Mundiais Universitários de Porto Alegre; Tie-Break - A saga dourada do vôlei masculino do Brasil; A Vitória vem dos Céus - A trajetória do brasileiro campeão mundial de judô; e Celeste Olímpica - A era de ouro da seleção uruguaia. Tem experiência nas áreas de Educação Física, Administração & Gestão e, Jornalismo Esportivo; atuando principalmente nos seguintes temas: Jogos Olímpicos, Comunicação e Esporte, Gestão Esportiva, Educação e Futebol.

Priscila Francisco de Oliveira Castilhos, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Licenciada em Pedagogia. Bolsista IniCie-Uergs em 2015.

Caroline Borges de Souza, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Aluna do curso de Pedagogia, unidade da Uergs em São Francisco de Paula. Bolsista IniCie-Uergs em 2016.

Priscila da Silva Damasceno, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Aluna do curso de Pedagogia, unidade da Uergs em São Francisco de Paula. Voluntária do projeto de pesquisa Identidades Juvenis na Região das Hortênsias.

Elisete Medianeira Tomazetti, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Mestre em Filosofia (UFSM) e Doutora em Educação (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Downloads

Publicado

2017-10-23

Edição

Seção

Artigos