Educação integral ou educação de tempo integral? Uma análise do Programa Mais Educação e do Projeto Guaporé de Educação Integral nas Escolas Estaduais de Rolim de Moura - RO

Autores

  • Valdiane Cardoso Ferla Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Eraldo Carlos Batista Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Marilsa Miranda de Souza Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i37.3692

Palavras-chave:

Educação Integral, Educação em Tempo Integral, Contradição.

Resumo

O artigo discute as contradições entre educação integral e educação em tempo integral e analisar as concepções, as condições de oferta e os resultados da educação integral implantada pelo Programa Mais Educação e pelo Projeto Guaporé nas escolas do Município de Rolim de Moura, RO, a partir dos princípios da educação omnilateral. Como abordagem metodológica, utilizou-se a pesquisa qualitativa, orientada pelo método do materialismo histórico e dialético, por considerar que a realidade não pode ser entendida de imediato, mas é resultado de múltiplos fatores. Os resultados apontaram que o Programa Mais Educação e o Projeto Guaporé de Educação Integral implantados no Município de Rolim de Moura são essencialmente de caráter assistencialista e compensatório, uma vez que atuam com o objetivo de diminuir a vulnerabilidade social e o abandono escolar e possuem o intuito de aumentar o IDEB. A ampliação da carga horária escolar não significa, fundamentalmente, a existência de práticas pedagógicas na perspectiva de educação integral. À luz dessa concepção, é preciso que a escola que recebe as políticas de educação integral repense suas práticas no contraturno escolar para que a educação integral não perca seu significado político.

Biografia do Autor

Valdiane Cardoso Ferla, Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Eraldo Carlos Batista, Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutorando em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/RS, Mestre em Psicologia e Professor Substituto da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Marilsa Miranda de Souza, Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutora em Educação pela Unesp e Professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

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Publicado

2018-04-02

Edição

Seção

Artigos