Educação integral ou educação de tempo integral? Uma análise do Programa Mais Educação e do Projeto Guaporé de Educação Integral nas Escolas Estaduais de Rolim de Moura - RO

Autores/as

  • Valdiane Cardoso Ferla Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Eraldo Carlos Batista Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Marilsa Miranda de Souza Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i37.3692

Palabras clave:

Educação Integral, Educação em Tempo Integral, Contradição.

Resumen

O artigo discute as contradições entre educação integral e educação em tempo integral e analisar as concepções, as condições de oferta e os resultados da educação integral implantada pelo Programa Mais Educação e pelo Projeto Guaporé nas escolas do Município de Rolim de Moura, RO, a partir dos princípios da educação omnilateral. Como abordagem metodológica, utilizou-se a pesquisa qualitativa, orientada pelo método do materialismo histórico e dialético, por considerar que a realidade não pode ser entendida de imediato, mas é resultado de múltiplos fatores. Os resultados apontaram que o Programa Mais Educação e o Projeto Guaporé de Educação Integral implantados no Município de Rolim de Moura são essencialmente de caráter assistencialista e compensatório, uma vez que atuam com o objetivo de diminuir a vulnerabilidade social e o abandono escolar e possuem o intuito de aumentar o IDEB. A ampliação da carga horária escolar não significa, fundamentalmente, a existência de práticas pedagógicas na perspectiva de educação integral. À luz dessa concepção, é preciso que a escola que recebe as políticas de educação integral repense suas práticas no contraturno escolar para que a educação integral não perca seu significado político.

Biografía del autor/a

Valdiane Cardoso Ferla, Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Eraldo Carlos Batista, Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutorando em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/RS, Mestre em Psicologia e Professor Substituto da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Marilsa Miranda de Souza, Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutora em Educação pela Unesp e Professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Publicado

2018-04-02

Número

Sección

Artigos