Promotoras Legais Populares: uma análise sobre ação coletiva
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i37.3786Palavras-chave:
Promotoras Legais Populares, Ação coletiva, Alberto Melucci.Resumo
O presente artigo tem o objetivo de realizar uma análise sobre a ação coletiva de mulheres ativistas de camadas populares localizadas nos bairros da periferia de Porto Alegre: as Promotoras Legais Populares (PLPs), a partir da perspectiva analítica de Alberto Melucci (1989; 2001). Para a análise foram revisitadas entrevistas realizadas com as ativistas que atuavam no Serviço de Informação à Mulher, o SIM Tudo Fácil no ano de 2015. Para analisar a ação das PLPs utilizaram-se as três dimensões analíticas básicas propostas pelo autor: a solidariedade, o conflito e o rompimento dos limites do sistema. Sendo assim, a análise trouxe uma nova luz para pensar a ação dessas mulheres inseridas em uma perspectiva das sociedades complexas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.