O papel da cultura política no processo de democratização

Autores

  • Fábio Hoffmann Universidade Federal de Pelotas – UFPel
  • Bianca de Freitas Linhares Universidade Federal de Pelotas – UFPel

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i36.3791

Palavras-chave:

Democratização, Modernização, Escolha Racional, Cultura Política.

Resumo

Neste artigo se objetiva discutir e relacionar o papel da cultura política ao processo de democratização. Antes de se persuadir da importância desse campo de estudo, mostra-se que a academia buscou a teoria da modernização e a teoria da escolha racional para explicar a democratização. Embora se compreenda a importância dessas abordagens, defende-se que a cultura política surge como aprofundamento da compreensão da democratização. A mudança dos valores sociais acaba por transformar a cultura, constituindo ela própria em um instrumento imprescindível não somente para a possibilidade de democratização, mas também para a consolidação do regime e a qualidade da democracia. 

Biografia do Autor

Fábio Hoffmann, Universidade Federal de Pelotas – UFPel

Mestrando em Ciência Política no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), tem especialização em Marketing, Direito Eleitoral e Partidário pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), e é bacharel em Ciência Política pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Desenvolve estudos em democratização, cultura política e comportamento político.

Bianca de Freitas Linhares, Universidade Federal de Pelotas – UFPel

É doutora em Ciência Política (UFRGS). Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Ciências Sociais (2003) e mestrado em Ciência Política (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora adjunta do Departamento de Sociologia e Política e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCPol) da UFPel. Tem interesse pelas áreas de cultura política, percepção tributária e de análise de discurso.

Downloads

Publicado

2017-11-22

Edição

Seção

Artigos