Saúde mental de agentes penitenciários no Brasil: uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Gabriela da Silva Marques Universidade Feevale
  • Carmem Regina Giongo Universidade Feevale
  • Camila Ruckert Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i38.4202

Palavras-chave:

Trabalhadores, prisões, saúde mental, revisão

Resumo

Este estudo possui o objetivo de apresentar uma revisão sistemática da literatura brasileira acerca da saúde mental de agentes penitenciários. O levantamento foi realizado através do portal BVS-Psi e BVS. Foram encontrados 931, destes, oito foram selecionados. Os estudos apontaram que os agentes penitenciários se encontram desmotivados, insatisfeitos profissionalmente, ansiosos, com desgaste emocional e alto nível de estresse. Em contrapartida, alguns estudos apontaram que estes trabalhadores se sentem seguros em relação a estabilidade de emprego e gratificação salarial.

Biografia do Autor

Gabriela da Silva Marques, Universidade Feevale

Estagiária no Centro Integrado de Psicologia - CIP, na Universidade Feevale e no Ambulatório de Saúde Mental de Novo Hamburgo. Acadêmica do último semestre do Curso de Psicologia, na Universidade Feevale. Além disso, é monitora da disciplina de Estágio Básico - entrevista e coordenação de grupos na Universidade Feevale.

Carmem Regina Giongo, Universidade Feevale

Graduada em Psicologia pela Universidade Feevale, especialista em Psicologia Organizacional pela UFRGS, mestre em Psicologia pela Unisinos, doutora em Psicologia Social e Institucional e pós-doutoranda em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS. É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde e Trabalho (NEST) da UFRGS e docente do curso de Psicologia da Universidade Feevale.

Camila Ruckert, Universidade Feevale

Acadêmica de Psicologia da Universidade Feevale

Downloads

Publicado

2018-08-24

Edição

Seção

Artigos