Componentes centrais em prol da educação para a sustentabilidade: perspectivas em empreendimentos sociais

Vania de Fátima Barros Estivalete, Taís de Andrade, Vívian Flores Costa, Lisiane Pellini Faller, Jefferson Menezes de Oliveira

Resumo


Este estudo tem como objetivo analisar a perspectiva dos coordenadores de uma incubadora social e de alguns de seus empreendimentos sociais acerca dos componentes centrais da educação para a sustentabilidade. Para tanto, utilizou-se um quadro de referência elaborado a partir do framework proposto por Tilbury e Wortman (2004), definindo as categorias de análise para as entrevistas. A realização da presente pesquisa foi orientada pelo método do estudo de casos múltiplos e caracteriza-se por ser uma pesquisa de caráter qualitativo e de cunho descritivo. Os sujeitos pesquisados perfazem um total de oito, sendo três coordenadores da incubadora social implementada por uma Instituição Federal de Ensino Superior do Brasil e cinco coordenadores de alguns de seus empreendimentos sociais. Os resultados encontrados sugerem que os componentes centrais da educação para a sustentabilidade vem sendo vivenciados através das práticas existentes, tanto na perspectiva dos coordenadores da Incubadora Social, quanto dos empreendimentos sociais investigados.


Palavras-chave


Empreendimentos sociais; Sustentabilidade; Educação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/dialogo.v0i37.4349

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ISSN: 2238-9024

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