Ensaio sobre Marx e Engels, Mészáros e o problema da ideologia

Autores

  • Alexandre de Jesus Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Doutorando
  • Mailton Rocha Pereira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Mestre

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i39.4646

Palavras-chave:

Ideologia, imperativo material, metabolismo social

Resumo

A discussão no campo da ideologia está longe de ser superada. Com frequência nos deparamos com autores diversos, cada um a seu modo, tentando realizar um esforço de sistematização do conceito, tanto no campo do marxismo quanto fora dele. Nota-se, neste processo, uma tendência interpretativa na esfera da gnosiologia, supostamente em nome de Marx e Engels, que busca restringir o conceito à noção de “falsa consciência” entendendo a ideologia como uma percepção falseada e equivocada dos sujeitos sobre a realidade. Neste ensaio, objetivamos demonstrar que não há nos autores supracitados nenhum simplismo que nos permita reduzir a ideologia à noção de falsa consciência. Além disso, propomos uma aproximação e uma continuidade teórica entres as formulações realizadas por Marx e Engels na obra A ideologia alemã e por Mészáros em O poder da ideologia nas quais o conceito aparece como consciência social prática amplamente articulada à luta pelo controle do metabolismo social. 

Biografia do Autor

Alexandre de Jesus Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Doutorando

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, graduado em História e graduando em Filosofia pela mesma instituição. Pesquisador do GEILC/CNPq – Grupo de Estudos de Ideologia e Luta de Classes/Museu Pedagógico/UESB. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB. E-mail: alexandre_magno2@hotmail.com.

Mailton Rocha Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Mestre

Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e graduado em Geografia pela mesma instituição. Pesquisador do GEILC – Grupo de Estudos de Ideologia e Luta de Classes/Museu Pedagógico/UESB. E-mail: mailtonrp@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2018-10-09

Edição

Seção

Artigos