Cultura e política e a opção dos atingidos por hidrelétricas

Autores

  • Jennifer Azambuja de Morais Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Matheus Müller Schwanz

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i39.4871

Palavras-chave:

Cultura política, tomada de decisão, remanejamento, atingido por barragens

Resumo

A construção de usinas hidrelétricas ocasiona impactos sociais, pois é necessária a realocação de famílias ribeirinhas para a implantação do empreendimento. Por isso, objetiva-se pesquisar esse processo, compreendendo a influência da cultura política na tomada de decisão dos cidadãos atingidos na bacia do Rio Uruguai sobre as modalidades de remanejamento. O protocolo adotado é o quantitativo, apresentando uma análise descritiva dos dados do Projeto “Avaliação dos Resultados e Proposição de Modelo de Elaboração de Programas de Remanejamento da População Atingida por Empreendimentos Hidrelétricos (2010-2014)”. Os principais resultados indicam que as variáveis participação, confiança interpessoal e institucional impactam na opção pela modalidade de remanejamento.

Biografia do Autor

Jennifer Azambuja de Morais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciência Política, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutoranda do PPG Ciência Política pela UFRGS.

Matheus Müller Schwanz

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Substituto da Universidade Federal de Rio Grande.

Downloads

Publicado

2018-10-09

Edição

Seção

Artigos