Ambientes tecnológicos móveis como espaço de aprendizagem da matemática e seu valor na transformação das práticas educativas
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i40.4877Palavras-chave:
Didática da matemática, práticas pedagógicas, qualidade da aprendizagem, ambientes tecnológicos móveisResumo
Aprender matemática tem despertado o interesse de muitas investigações por várias décadas; os diferentes problemas estão associados ao ato de ensinar, assim a preocupação com a qualidade didática motiva o uso de novas estratégias e recursos para melhorar esse processo. A pesquisa aqui revisada pretende, por meio de uma análise das informações coletadas por meio de métodos qualitativos, refletir sobre o problema da aprendizagem e a didática da matemática, sobre os critérios de ordem curricular propostos no projeto educacional institucional de uma escola de Córdoba Colômbia, a Dolores Instituição Garrido, com alunos e professores do ensino secundário, 11.º ano, sobre a forma como os professores concebem a tarefa de ensinar matemática e sobre os materiais disponíveis para apoiar a conceção de ambientes de aprendizagem nas áreas, entre estes, os instrumentos de acesso à redes e recursos digitais. Investigar o valor dos ambientes tecnológicos móveis na transformação das práticas de ensino e na qualidade dos processos de aprendizagem da matemática é questão de interesse principal do estudo aqui analisado. O projeto é desenvolvido com um design de pesquisa-ação como uma forma de investigação auto-reflexiva. Seus resultados evidenciam que ao implementar ambientes tecnológicos móveis nos processos de ensino-aprendizagem de matemática, gera-se transformação na prática pedagógica, favorece-se a qualidade da aprendizagem do aluno; Isso se reflete em aspectos como a realização de um trabalho pedagógico mais organizado, uma integração didática das tecnologias como mediação às diretrizes curriculares da instituição e uma transparência no aprendizado da matemática que transcende qualquer tempo e espaço onde ambientes tecnológicos móveis fossem viáveis para ser usado.Downloads
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