Ambientes tecnológicos móveis como espaço de aprendizagem da matemática e seu valor na transformação das práticas educativas

Autores

  • Isabel Alicia Sierra Pineda UNIVERSIDAD DE CORDOBA

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i40.4877

Palavras-chave:

Didática da matemática, práticas pedagógicas, qualidade da aprendizagem, ambientes tecnológicos móveis

Resumo

Aprender matemática tem despertado o interesse de muitas investigações por várias décadas; os diferentes problemas estão associados ao ato de ensinar, assim a preocupação com a qualidade didática motiva o uso de novas estratégias e recursos para melhorar esse processo. A pesquisa aqui revisada pretende, por meio de uma análise das informações coletadas por meio de métodos qualitativos, refletir sobre o problema da aprendizagem e a didática da matemática, sobre os critérios de ordem curricular propostos no projeto educacional institucional de uma escola de Córdoba Colômbia, a Dolores Instituição Garrido, com alunos e professores do ensino secundário, 11.º ano, sobre a forma como os professores concebem a tarefa de ensinar matemática e sobre os materiais disponíveis para apoiar a conceção de ambientes de aprendizagem nas áreas, entre estes, os instrumentos de acesso à redes e recursos digitais. Investigar o valor dos ambientes tecnológicos móveis na transformação das práticas de ensino e na qualidade dos processos de aprendizagem da matemática é questão de interesse principal do estudo aqui analisado. O projeto é desenvolvido com um design de pesquisa-ação como uma forma de investigação auto-reflexiva. Seus resultados evidenciam que ao implementar ambientes tecnológicos móveis nos processos de ensino-aprendizagem de matemática, gera-se transformação na prática pedagógica, favorece-se a qualidade da aprendizagem do aluno; Isso se reflete em aspectos como a realização de um trabalho pedagógico mais organizado, uma integração didática das tecnologias como mediação às diretrizes curriculares da instituição e uma transparência no aprendizado da matemática que transcende qualquer tempo e espaço onde ambientes tecnológicos móveis fossem viáveis para ser usado.

Biografia do Autor

Isabel Alicia Sierra Pineda, UNIVERSIDAD DE CORDOBA

NORELIS ESPITIA  RAMOS

Magister en Educación 

SUE CARIBE 

Facultad de educación y ciencias humanas

Universidad de Córdoba

_______________

ISABEL ALICIA SIERRA PINEDA

PROFESORA INVESTIGADORA

DOCENTE TITULAR

Dra en Psicología y educación

Departamento de informática

Facultad de educación y ciencias humanas

Universidad de Córdoba

Publicado

2019-04-11

Edição

Seção

Artigos