Direito humano à educação (art. 26 na DUDH): os desafios para implementar uma educação em Direitos Humanos no Brasil

Autores

  • Fernanda Brandão Lapa
  • Luana de Carvalho Silva Gusso
  • Sirlei de Souza

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i39.5222

Palavras-chave:

Direitos humanos, educação, direitos culturais

Resumo

O artigo problematiza o papel da Educação em Direitos Humanos no contexto dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em especial no Brasil. Apoiada na interdisciplinaridade, a metodologia aplicada é a bibliográfica e jurisprudencial. Revisando os principais marcos jurídicos de direito internacional, conceitos e contextos sobre a educação em direitos humanos no Brasil, o artigo reflete sobre os desafios vividos por profissionais para uma educação multicultural, promotora de equidade, de diversidade e de cidadania.

Biografia do Autor

Fernanda Brandão Lapa

Advogada. Professora Adjunta do Curso de Direito da Univille. Doutora em Educação pela PUC-SP, Mestre em Direito pela UFSC. Coordenadora da Clínica de Direitos Humanos da Univille e Conselheira Executiva do Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH).

Luana de Carvalho Silva Gusso

Advogada. Professora Adjunta do Programa de Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade da Univille (PMPCS) e do Curso de Direito. Mestre e Doutora em Direito do Estado pela UFPR, possui Pós-Doutorado em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra e Ius Gentium Conimbrigae e Centro de Direitos Humanos – Portugal.

Sirlei de Souza

Pró-Reitora de Ensino e professora Adjunta da Universidade da Região de Joinville (Univille). Possui Graduação em História pela Universidade da Região de Joinville, Mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutoranda em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2018-12-19

Edição

Seção

Dossiê