Uma perspectiva crítica sobre a capacidade dos Estados Latino-americanos
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i44.5778Palavras-chave:
Capacidade de Estado, América Latina, democracia, cultura políticaResumo
O objetivo deste trabalho é apontar os alcances e limites explicativos do conceito de capacidade de Estado aplicado a realidade latino-americana. Como subsídio empírico à reflexão teórica, lançamos uso de dados longitudinais do Projeto Variedades de Democracia (V-Dem) e do Latinobarômetro. Resultados indicam que devemos evitar rótulos como “atrasados” ou “Estados patrimoniais”, e sim compreender as especificidades da região, como a cultura política, a própria gênese destes Estados e o modo como se incorporaram ao conflito geopolítico mundial no capitalismo avançado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.