Stan Lee, o Quarteto Fantástico e a evolução da divulgação científica nas histórias em quadrinhos de super-heróis: possibilidades para uma aula de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i42.5872

Palavras-chave:

Super-heróis, histórias em quadrinhos, ensino de ciências, Stan Lee, Quarteto Fantástico

Resumo

Apresentamos uma análise da evolução da divulgação científica nas histórias em quadrinhos de super-heróis, com foco na origem do Quarteto Fantastico (criado por Stan Lee em 1962) e sua repaginação para a primeira década do século XXI, o chamado “Quarteto Fantástico Ultimate”. A possibilidade de uso da leitura deste material em aulas de Ciências é abordada a partir do trabalho de Zanetic (1989), com o objetivo de analisar seu potencial de uso como ferramenta capaz de apresentar aos alunos uma visão diferenciada dos conceitos científicos.

Biografia do Autor

Francisco Nascimento, Universidade Federal do Sul da Bahia

Professor no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFSB no Campus Sosígenes Costa. É graduado em Licenciatura em Física (2009) e Mestre em Ensino de Ciências (modalidade Ensino de Física - 2013) pelo Instituto de Física da USP,  Doutor em Educação (modalidade Ensino de Ciências e Matemática - 2017) pela Faculdade de Educação da USP.

Atua na formação de professores e ensino de ciências. Pesquisa em estudos culturais na educação em ciências, com foco no diálogo gênero/ciênciaidentidade nas Histórias em Quadrinhos, Jogos de RPG e demais elementos da cultura pop.

Downloads

Publicado

2019-12-03

Edição

Seção

Dossiê