Stan Lee, o Quarteto Fantástico e a evolução da divulgação científica nas histórias em quadrinhos de super-heróis: possibilidades para uma aula de ciências

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i42.5872

Palabras clave:

Super-heróis, histórias em quadrinhos, ensino de ciências, Stan Lee, Quarteto Fantástico

Resumen

Apresentamos uma análise da evolução da divulgação científica nas histórias em quadrinhos de super-heróis, com foco na origem do Quarteto Fantastico (criado por Stan Lee em 1962) e sua repaginação para a primeira década do século XXI, o chamado “Quarteto Fantástico Ultimate”. A possibilidade de uso da leitura deste material em aulas de Ciências é abordada a partir do trabalho de Zanetic (1989), com o objetivo de analisar seu potencial de uso como ferramenta capaz de apresentar aos alunos uma visão diferenciada dos conceitos científicos.

Biografía del autor/a

Francisco Nascimento, Universidade Federal do Sul da Bahia

Professor no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFSB no Campus Sosígenes Costa. É graduado em Licenciatura em Física (2009) e Mestre em Ensino de Ciências (modalidade Ensino de Física - 2013) pelo Instituto de Física da USP,  Doutor em Educação (modalidade Ensino de Ciências e Matemática - 2017) pela Faculdade de Educação da USP.

Atua na formação de professores e ensino de ciências. Pesquisa em estudos culturais na educação em ciências, com foco no diálogo gênero/ciênciaidentidade nas Histórias em Quadrinhos, Jogos de RPG e demais elementos da cultura pop.

Publicado

2019-12-03

Número

Sección

Dossiê