Consumerismo: análise de uma relação do consumo no segmento LGBT

Luana Miranda Camargo, Barbara Regina Lopes Costa, Richard Medeiros de Araújo

Resumo


Este trabalho objetiva analisar as ações consumeristas no segmento LGBT com relação à prestação de serviços, visando verificar se existe relação entre situações de preconceito devido à orientação sexual, insatisfação das práticas mercadológicas e atos consumeristas realizados pelo público LGTB nas redes sociais virtuais. Metodologicamente foi uma pesquisa descritiva, com aplicação de dois questionários online a uma amostra não probabilística gerada pelo método bola-de-neve virtual. Dentre os resultados, ficou evidente a preferência por manifestar a experiência insatisfatória nas redes sociais virtuais do que recorrer à algum órgão de proteção aos direitos do consumidor. Para os respondentes, recorrer às mídias sociais não resolve o problema anterior, mas evita que outras pessoas deste segmento passem pelo mesmo constrangimento e ainda alerta às empresas para que fiquem atentas às condutas dos seus funcionários, evitando que a perda de clientes devido a atos preconceituosos.


Palavras-chave


Consumerismo; Consumo; LGBT; Homofobia; Redes Sociais.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/dialogo.v0i44.6094

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ISSN: 2238-9024

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