Consumerismo: análise de uma relação do consumo no segmento LGBT

Autores/as

  • Luana Miranda Camargo Administradora
  • Barbara Regina Lopes Costa Doutora em Administração pela UDE - Universidad de la Empresa - Uruguai. Mestra em Administração pela USCS – Universidade São Caetano do Sul. Publicitária e Administradora. Professora de Comunicação e Marketing do FATEC Indaiatuba, Professora convidada da Pós-Graduação Lato-Sensu em E-Commerce & Marketing Digital do Centro Universitário da FEI e Especialista em Regulação Externa da UP – Universidade Positivo.
  • Richard Medeiros de Araújo UNIFACEX e UFRN

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i44.6094

Palabras clave:

Consumerismo, consumo, LGBT, homofobia, redes sociais

Resumen

Este trabalho objetiva analisar as ações consumeristas no segmento LGBT com relação à prestação de serviços, visando verificar se existe relação entre situações de preconceito devido à orientação sexual, insatisfação das práticas mercadológicas e atos consumeristas realizados pelo público LGTB nas redes sociais virtuais. Metodologicamente foi uma pesquisa descritiva, com aplicação de dois questionários online a uma amostra não probabilística gerada pelo método bola-de-neve virtual. Dentre os resultados, ficou evidente a preferência por manifestar a experiência insatisfatória nas redes sociais virtuais do que recorrer à algum órgão de proteção aos direitos do consumidor. Para os respondentes, recorrer às mídias sociais não resolve o problema anterior, mas evita que outras pessoas deste segmento passem pelo mesmo constrangimento e ainda alerta às empresas para que fiquem atentas às condutas dos seus funcionários, evitando que a perda de clientes devido a atos preconceituosos.

Biografía del autor/a

Barbara Regina Lopes Costa, Doutora em Administração pela UDE - Universidad de la Empresa - Uruguai. Mestra em Administração pela USCS – Universidade São Caetano do Sul. Publicitária e Administradora. Professora de Comunicação e Marketing do FATEC Indaiatuba, Professora convidada da Pós-Graduação Lato-Sensu em E-Commerce & Marketing Digital do Centro Universitário da FEI e Especialista em Regulação Externa da UP – Universidade Positivo.

Doutora em Administração pela UDE - Universidad de la Empresa - Uruguai. Mestra em Administração pela USCS – Universidade São Caetano do Sul. Publicitária e Administradora. Professora de Comunicação e Marketing do FATEC Indaiatuba, Professora convidada da Pós-Graduação Lato-Sensu em E-Commerce & Marketing Digital do Centro Universitário da FEI e Especialista em Regulação Externa da UP – Universidade Positivo.

Richard Medeiros de Araújo, UNIFACEX e UFRN

Doutor em Administração pelo PPGP/UFRN

Publicado

2020-08-05

Número

Sección

Artigos