Comportamento informacional em áreas rurais dos países em desenvolvimento: uma revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i47.6555Palavras-chave:
Produtores rurais, necessidades informacionais, lacuna digitalResumo
O meio rural, por ser distante dos centros urbanos, encontra-se em desvantagem quanto ao acesso às informações e consequentes evoluções que poderiam ser aplicadas na produção agropecuária. A escassez de informações ou a dificuldade de acesso a elas pelos indivíduos que se encontram em áreas rurais é considerada uma lacuna a ser estudada para que possíveis melhorias sejam identificadas e implementadas. Considerando este cenário, o objetivo principal deste trabalho é fazer uma revisão da literatura sobre o comportamento informacional de indivíduos que vivem em áreas rurais de países em desenvolvimento. Constatou-se que a maior parte dos estudos nessa área tem como objetivo conhecer as necessidades informacionais e as fontes de informação que a população rural utiliza e que influenciam em suas atividades e tarefas rotineiras, as dificuldades para acesso à informação e as intenções do governo e do sistema social em auxiliar e promover o desenvolvimento dessa população. A análise desses estudos permitiu identificar que as necessidades informacionais dessa população estão relacionadas principalmente com suas atividades agropecuárias e com assuntos relacionados à saúde. Constatou-se também que as fontes interpessoais e as fontes mais tradicionais de informação, como o rádio, continuam sendo muito utilizadas por essa população, embora muitos tenham acesso a aparelhos celulares e à Internet.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.