Comportamento informacional em áreas rurais dos países em desenvolvimento: uma revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i47.6555Palabras clave:
Produtores rurais, necessidades informacionais, lacuna digitalResumen
O meio rural, por ser distante dos centros urbanos, encontra-se em desvantagem quanto ao acesso às informações e consequentes evoluções que poderiam ser aplicadas na produção agropecuária. A escassez de informações ou a dificuldade de acesso a elas pelos indivíduos que se encontram em áreas rurais é considerada uma lacuna a ser estudada para que possíveis melhorias sejam identificadas e implementadas. Considerando este cenário, o objetivo principal deste trabalho é fazer uma revisão da literatura sobre o comportamento informacional de indivíduos que vivem em áreas rurais de países em desenvolvimento. Constatou-se que a maior parte dos estudos nessa área tem como objetivo conhecer as necessidades informacionais e as fontes de informação que a população rural utiliza e que influenciam em suas atividades e tarefas rotineiras, as dificuldades para acesso à informação e as intenções do governo e do sistema social em auxiliar e promover o desenvolvimento dessa população. A análise desses estudos permitiu identificar que as necessidades informacionais dessa população estão relacionadas principalmente com suas atividades agropecuárias e com assuntos relacionados à saúde. Constatou-se também que as fontes interpessoais e as fontes mais tradicionais de informação, como o rádio, continuam sendo muito utilizadas por essa população, embora muitos tenham acesso a aparelhos celulares e à Internet.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos a ser publicado en la revista acepta los siguientes términos:
Autores conservan el derecho de autor y conceder a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo a la vez bajo la licencia Creative Commons atribución de licencias que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
En virtud de lo dispuesto en los artículos aparecen en esta revista para el acceso del público, los artículos son de libre uso, con deberes, en aplicaciones educativas y no comerciales.