Corpo, corporeidade e práticas corporais em tempos de pandemia: um relato de experiência

Autores

  • Patrick da Silveira Gonçalves Universidade La Salle
  • Leda Sallete Ferri Nascimento Universidade La Salle
  • José Rogério Vidal

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i48.7786

Palavras-chave:

Educação física, pandemia, ensino superior

Resumo

O presente artigo busca relatar as experiências vividas pelos professores do colegiado de Educação Física da Universidade La Salle - Canoas no desenvolvimento de aulas práticas no ambiente virtual em tempos de pandemia. Ao final das experiências, compreende-se que o isolamento social não se constitui como fato limitante às experiências corporais, uma vez que os aparatos tecnológicos atuais se constituem como arcabouço pedagógico aos períodos pandêmicos.

Biografia do Autor

Patrick da Silveira Gonçalves, Universidade La Salle

Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011), especialização em Psicomotricidade e Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (2014), Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018), Doutorando em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é docente no curso de graduação em Educação Física da Universidade La Salle e professor de Educação Física na Educação Especial. Tem experiência no Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos, na Educação Especial, Educação Social e no Ensino Superior. Participou, como voluntário, do Grupo de Pesquisa em Neurociência Aplicada ao Esporte da PUCRS. Participa como pesquisador do Grupo de Pesquisas Qualitativas Formação de Professores e Prática Pedagógica na Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE) da ESEFID-UFRGS.

Leda Sallete Ferri Nascimento, Universidade La Salle

Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário Metodista - IPA (1986), Pós -Graduação em Ginástica Rítmica, Trampolim e Ginástica Artística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), Mestrado em Educação pela Universidade La Salle - Canoas (2010) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) - Educação Física e Docente do Curso de Educação Física da Universidade La Salle - Canoas/RS nas disciplinas de: Ginástica Geral, Introdução à Educação Física, Ginástica Laboral e Postural, Ensino da Educação Física - Fundamental e Médio e Estágio Profissional Curricular. Também atua como Diretora Técnica da Federação de Ginástica do Rio Grande do Sul. Atuou como Árbitra Internacional de Ginástica Artística pela Federação Internacional de Ginástica Artística (FIG) por 6 ciclos, encerrando nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro - 2016.

José Rogério Vidal

Mestrado em Memória Social e Bens Culturais (UNILASALLE de CANOAS). Especialização em Educação Psicomotora (UNILASALLE) e em Ciências do Movimento Humano (FEEVALE), graduado em Licenciatura Plena em Educação Física e Técnica Desportiva pelo IPA/RS. Atualmente ocupa a Coordenação do Curso de Educação Física da Universidade La Salle - UNILASALLE de Canoas/RS, atuando também como professor no curso, nas disciplinas de Handebol e Gestão Esportiva. Membro da Comissão Assessora de Área, do ENADE 2019 no Ano I do Ciclo Avaliativo do SINAES. De 2014 a 2017, foi Coordenador do PIBID subprojeto Educação Física do UNILASALLE. Professor Convidado do Curso de Especialização em Pedagogia do Esporte da FACOS de Osório. Foi professor substituto na ESEF da UFRGS. Diretor Técnico da Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (FUNDERGS), no ano de 2015. Na Federação Gaúcha de Handebol ocupou o cargo de Diretor de Formação. Tem experiência de 22 anos na área da Educação Física Escolar, na educação básica, atuando na rede privada e pública de ensino. No Ensino Superior, desde 1998, principalmente nas áreas: formação do professor, handebol, história da Educação Física, esporte escolar, arbitragem, esporte social e Políticas Públicas para o Esporte. Também exerceu cargo de gestão como Diretor de Esportes do município de Esteio/RS.

Downloads

Publicado

2021-11-22

Edição

Seção

Relatos de experiência profissional