Meta-avaliação do SINAES: a visão dos avaliadores ad hoc

Barbara Regina Lopes Costa, Richard Medeiros de Araújo, Zaina Said El Hajj, Leide Albergoni do Nascimento

Resumo


O estudo objetiva realizar uma meta-avaliação do SINAES enquanto política pública de avaliação do ensino superior sob a ótica dos avaliadores ad hoc do INEP/MEC. A metodologia se desenha como estudo exploratório, com abordagem quantitativa, tendo uma amostra estratificada por região de 369 avaliadores. Os dados foram coletados por meio desurvey e tratados em Excel® por meio de estatística descritiva. Os resultados mostram a predominância de avaliadores doutores (66%) com menos de 10 anos (51%) de participação no BASis. A análise demonstra a necessidade de diferenciar instrumentos de avaliação entre atos, modalidade e tipos de IES, aperfeiçoamento o sistema para dar maior celeridade aos processos, além de revisão da metodologia do ENADE e os indicadores de qualidade dele derivados.


Palavras-chave


Avaliação educacional; SINAES; educação superior; avaliadores ad hoc; meta-avaliação

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/dialogo.v0i50.9046

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-9024

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000

 

Indexadores

DiadorimLatindex