Quando dois projetos colidem: a reforma do ensino médio versus a educação profissional integrada ao ensino médio nos institutos federais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i50.9121

Palavras-chave:

Reforma do Ensino Médio, Institutos Federais (IFs), Ensino Médio Integrado (EMI), Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio (EPTIEM)

Resumo

Esta pesquisa intenciona abordar, através de discussões preliminares, a Reforma do Ensino Médio e a maneira como ela contrasta com os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia (IFs). Faz-se uso das técnicas de pesquisa bibliográfica, no concernente à literatura sobre educação profissional e à Reforma do Ensino Médio, e documental, no que se refere à dispositivos legais relacionados à educação e documentos norteadores dos IFs. Compreende-se que os Institutos se encontram em uma posição complexa e vulnerável que ameaça os principais princípios nos quais seu projeto se assenta.

Biografia do Autor

Isabela Assunção de Oliveira Andrade, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutoranda em Ciência Política (Unicamp), Mestra em Ciência Política (UFPel) e Bacharela em Relações Internacionais (UFPel).

Gisele Andrade, Instituto Federal de São Paulo - campus Cubatão

Bacharela em Gestão Pública (UNINTER), Especialista em Administração e Supervisão Escolar (Faveni) e ex Diretora Adjunta de Apoio ao Ensino (2014-2021) do Instituto Federal campus Cubatão.

Downloads

Publicado

2022-11-28

Edição

Seção

Artigos