Gênero e Educação de jovens e adultos: a histórica exclusão das mulheres dos espaços de saber-poder

Martha Giudice Narvaz, Sita Mara Lopes Sant' Anna, Fani Averbugh Tesseler

Resumo


Estudos têm demonstrado que a necessidade de arcar com as responsabilidades familiares é um dos principais motivos de evasão das mulheres adultas da escola. Com a intenção de investigar se e como as questões de gênero estariam na atualidade demarcando a ocupação diferenciada dos espaços de saber-poder na EJA é que pensamos este trabalho. Inicialmente, definimos alguns conceitos, discorrendo sobre a construção histórica das desigualdades de gênero. Posteriormente, apresentamos resultados preliminares de investigação conduzida com 100 estudantes da EJA do município de Alegrete/RS, que corroboram a influência das questões de gênero no abandono da escola: as mulheres abandonam os estudos em função de responsabilidades familiares e domésticas, enquanto os homens, em função do mercado de trabalho. Ao final, tecemos algumas considerações acerca da necessidade de políticas públi­cas orientadas ao enfrentamento da problemática identificada.


Palavras-chave


genero; educação; eja; mulheres; movimentos sociais

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/917

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ISSN: 2238-9024

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