Gênero e Educação de jovens e adultos: a histórica exclusão das mulheres dos espaços de saber-poder

Autores/as

  • Martha Giudice Narvaz Uergs
  • Sita Mara Lopes Sant' Anna UERGS
  • Fani Averbugh Tesseler Uergs

DOI:

https://doi.org/10.18316/917

Palabras clave:

genero, educação, eja, mulheres, movimentos sociais

Resumen

Estudos têm demonstrado que a necessidade de arcar com as responsabilidades familiares é um dos principais motivos de evasão das mulheres adultas da escola. Com a intenção de investigar se e como as questões de gênero estariam na atualidade demarcando a ocupação diferenciada dos espaços de saber-poder na EJA é que pensamos este trabalho. Inicialmente, definimos alguns conceitos, discorrendo sobre a construção histórica das desigualdades de gênero. Posteriormente, apresentamos resultados preliminares de investigação conduzida com 100 estudantes da EJA do município de Alegrete/RS, que corroboram a influência das questões de gênero no abandono da escola: as mulheres abandonam os estudos em função de responsabilidades familiares e domésticas, enquanto os homens, em função do mercado de trabalho. Ao final, tecemos algumas considerações acerca da necessidade de políticas públi­cas orientadas ao enfrentamento da problemática identificada.

Biografía del autor/a

Martha Giudice Narvaz, Uergs

Psicóloga, especialista na área da violência doméstica pela USP, doutora em psicologia pela Ufrgs, pesquisadora na área dos estudos feministas e de gênero, professora adjunta na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), campus em Alegrete (RS).

Publicado

2013-09-04

Número

Sección

Artigos