“Porto Alegre Vive”: (Co)Operação e Formação de redes na organização da cidade
DOI:
https://doi.org/10.18316/953Palavras-chave:
Movimentos, urbanos, sustentabilidadeResumo
Este artigo apresenta uma cartografia de redes em (co)operação em um movimento urbano: Porto Alegre Vive. Utilizamos a topologia das redes centralizadas, descentralizadas e distribuídas; alguns princípios do pensamento complexo: dialógica, holograma e auto-eco-organização; bem como a perspectiva da ordem-desordem-organização. Os resultados apontam para formas de comunicação; para a centralização e mediação, bem como a distribuição, enfatizando o paradigma da não-fronteira. A cooperação é entendida como causa e efeito de relações mais autônomas, logo, mais democráticas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.