O papel de uma instituição de ensino superior frente a um projeto de reciclagem

Autores

  • Vanessa de Campos Junges FURG
  • Simone Alves Pacheco de Campos UFSM

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i50.9838

Palavras-chave:

Desenvolvimento local sustentável, Instituição de Ensino Superior, projeto de reciclagem

Resumo

Este artigo teve como objetivo compreender o papel de uma Instituição de Ensino Superior frente ao desenvolvimento local sustentável a partir de sua atuação em um projeto de reciclagem para melhoria das condições de trabalho e renda. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa-descritiva, através de um estudo de caso intrínseco único, em que os dados emergiram de entrevistas em profundidade, observação não participante e análise de fontes secundárias, os quais foram tratados mediante análise textual interpretativa. Os principais resultados evidenciam que a IES, por meio do projeto de reciclagem, vem proporcionando maior visibilidade aos recicladores, os reinserindo na sociedade, bem como gerando melhores rendimentos, além de contribuir diretamente com a questão ambiental, a qual carece de maior apoio, a fim de gerar maiores ganhos a todos os âmbitos, seja social, econômico e ambiental. Logo, o reconhecimento e respeito da comunidade em relação à reciclagem, a inclusão das famílias dos recicladores em programas sócioassistenciais e educacionais, tornam visíveis as transformações sociais ocasionadas.

Biografia do Autor

Vanessa de Campos Junges, FURG

Professora Substituta - FURG. Doutoranda em Administração -UFSM.

Simone Alves Pacheco de Campos, UFSM

Professora - UFSM. Doutora em Administração - UFRGS.

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Publicado

2022-11-28

Edição

Seção

Artigos