Potencialidades e desafios do ensino em tempos de pandemia segundo a percepção de professores
Revisão Sistemática da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.18316/dilogo.vi54.11186Keywords:
Docência, pandemia, Percepção de professores, Revisão Sistemática da LiteraturaAbstract
Em pleno século XXI uma pandemia paralisou o mundo, visibilizando e acentuando fragilidades já existentes também no campo da Educação, afetando significativa e especialmente, a conduta e desempenho de professores, com a adoção de medidas profiláticas e de contenção da COVID-19. A educação de qualidade para todos os cidadãos, tendo se popularizado como garantia e meta prioritária da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável até 2030 e a elaboração de politicas educacionais eficazes sinaliza a necessidade de se apreender o que se sabe e o que ainda é necessário saber acerca das potencialidades e desafios do ensino em tempos de pandemia. Com base nisso, este artigo objetiva apresentar um panorama da pesquisa sobre possibilidades e desafios do ensino em tempos de COVD-19 segundo a percepção docente. A literatura foi revisada de forma sistemática, respeitando critérios de captura de fontes (a partir da base Scopus), seleção e análise do conhecimento. 23 artigos foram finalmente selecionados para leitura e análise integral. Os resultados mostram que a investigação está concentrada, sobretudo no continente europeu, principalmente na Espanha. Duas temáticas centrais são realçadas: 1) a avaliação do nível de estresse, esgotamento, saúde mental, bem- estar, permanência e qualidade de vida no trabalho docente; e 2) o impacto da pandemia nas práticas de ensino; novas experiências e desafios relacionados a competências, questões técnicas, sociais, relacionais e de gênero. Em termos metodológicos, mostraram-se expressivas as pesquisas sob abordagem quali e quantitativa. Cinco grandes desafios para a execução de seu trabalho docente em tempos de pandemia foram identificados por professores de diferentes níveis de ensino: i) falta de contato pessoal com os alunos; ii) carga de trabalho adicional e mais stress, iii) equipamento técnico inexistente; iv) falta de competências digitais; e v) incapacidade de oferecer apoio individual aos alunos em risco. Soluções exigem não só a aquisição de dispositivos digitais, mas também o desenvolvimento de currículos bem pensados e planejados do ponto de vista pedagógico e a oferta de oportunidades para melhorar as competências digitais. É necessário criar condições de trabalho sustentáveis para contrariar os efeitos a longo prazo da pesada carga de trabalho sobre os professores.
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