EGIDIO ROCCI: MEMORIES OF AN URBAN SCAVENGER

: MEMÓRIAS DE UM ESCAFANDRISTA URBANO

Authors

  • ANGELA PEYERL Univille
  • Lucy Ostetto Unesc
  • Luana Gusso Univille

Keywords:

Egidio Rocci. Brazilian art. History. City. Memory.

Abstract

To think about the work of Egidio Rocci is also to delve into an urban experience through the city as a subsidy for art and memory. To do this, we will use the artist's poetics, investigating his search for matter and for fragments that are the "remains" of the modern city. This work aims to discuss the lines of artistic heritage, artification and heritage of emotions as a field of theoretical delimitation. In this way, the city is not just restricted to the urban space, it is perpetuated in the metaphor of the artist as an urban scavenger, who dresses himself in the city and who was always prepared to dive into his work and into the memory that resides in the objects left by the city. In his work, the material used was found in spaces in the city of São Paulo or in a kind of construction waste from the São José dos Campos City Hall.

Author Biographies

ANGELA PEYERL, Univille

Doutoranda em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville(Univille) e Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade (2019) pela mesma instituição.Especialista em História e Cidade: Patrimônio Ambiental e Cultural (2015) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Bacharel em Museologia (2013) pelo Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE). 

Lucy Ostetto, Unesc

Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/2020), na linha de pesquisa História da Historiografia, Arte, Memória e Patrimônio. Mestra em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/1997) Graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/1992). Atualmente é Professora dos cursos de História e Pedagogia na Universidade do Extremo Sul Catarinense - (UNESC) .

 

Lattes: lattes.cnpq.br/5776776459766934

Luana Gusso, Univille

Professora do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade, do Curso de Direito e de Psicologia da Universidade da Região de Joinville - Univille. Possui Pós-doutoramento pela Universidade de Coimbra e Centro de Estudos em Direitos Humanos - Ius Gentium Conimbrigae - na área de Democracia e Direitos Humanos (2013), com Mestrado (2008) e Doutorado em Direito do Estado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (2012).

References

BENJAMIN, Walter. A modernidade, In: A modernidade e os modernos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro,1975.

BOPPRÉ, Fernando. O silêncio e a precisão do gesto. In: ROCCI, Egidio. Catálogo: Madeirame. Fundação Cultural Badesc. Florianópolis, 2011.

BUENO, M.L. Artes Plásticas no século XX.: Modernidade e Globalização. Campinas: Editora da Unicamp,2001.

CANTON, Katia. Temas da arte contemporânea. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda., 2009a. 6 v.

. Narrativas Enviesadas. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda., 2009c, v. 1.(Coleção Temas da arte contemporânea).

. Tempo e Memória. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda., 2009f, v. 1. (Coleção Temas da arte contemporânea).

. Espaço e Lugar. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda., 2009g, v. 1. (Coleção Temas da arte contemporânea).

Delory-Momberger, C. (2006). Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto . Educação E Pesquisa, 32(2), 359-371. https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000200011.

DETHIER, Jean. Por un musée imaginaire de la ville, in: e GUIHEUX, A. (dir.). La ville: art et architecture en Europe – 1870-1993. Paris: Centre Georges Pompidou, 1994.

FOUCAULT, Michel. Outros espaços. In: Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forence Universitária,2001.

HALL, Stuart. Identidades Culturais na Pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

MAKOWIECKY, Sandra. CHEREM, Rosângela. (Orgs). Registros sobre as cidades: entre pedras, tintas e letras. Florianópolis. Ed. Da UDESC, 2012.

MORAES, Angélica. Página Oposta. In: ROCCI, Egidio. Catálogo: o duplo e o outro.São Paulo,2007

OLIVEIRA, Lívia de. O sentido do lugar. In: MARANDOLA JR., E.; HOLZER, W; OLIVEIRA, Lívia de. (orgs.). Qual o espaço do lugar?: Geografia, Epistemologia, Fenomenologia. Ed: Perspectiva: São Paulo, 2012.

SCHMIDT, Maria Luisa Sandoval; MAHFOUD, Miguel. Halbwachs: memória coletiva e experiência.Psicol. USP, São Paulo , v. 4,n. 1-2,p. 285-298,1993. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-51771993000100013&lng=pt&nrm=iso>.acesso em 12 jan. 2024.

SILVA, P.S.: Walter Benjamin e as metrópoles modernas: a noção de uma educação estética em infância berlinense:1900 e diário de moscou. Disponível em: http://www.gewebe.com.br/pdf/cad12/caderno_02.pdf.

SOSSAI, Fernando C. . A 'fabricação do patrimônio cultural': experiências, emoções e affordances patrimoniais. In: Nadja de Carvalho Lamas; Alena Rizi Marmo Jahn. (Org.). Arte e patrimônio: perspectivas e diálogos com Nathalie Heinich. 1ed.Joinville: Editora da Univille, 2022, v. , p. 11-26.

ROLNIK, Raquel. O que é cidade. 2. ed. . São Paulo: Ed. Brasiliense, 1988.

ROCCI,Egídio. MUSEU VIRTUAL. Egídio Rocci. Disponível em:

<http://muvi.advant.com.br/textos/e/egidiorocci/entrevista.htm>.

Published

2024-04-11

Issue

Section

Articles