Ética da solicitude na prática docente
DOI:
https://doi.org/10.18316/189Keywords:
Ética, Solicitude, Docência, Relação PedagógicaAbstract
O artigo busca referência no mote aristotélico de vida boa como fim da ética, confrontando uma ética de princípios tradicionais instituídos, diante de uma sociedade plural e líquida. Esse mote precisa da complementação de mais dois outros eixos: o da solicitude a fim de que a vida boa aconteça com e para os outros; e que se desenvolva nas instituições justas que permitam essas mediações. Como o alcance da vida boa não decorre apenas da estima que uma pessoa manifesta a si mesma, mas está sempre implicada na relação com as outras pessoas, então se torna fundamental o outro elemento ético: o da solicitude.
Palavras-chave: Ética; Solicitude; Docência; Relação Pedagógica.
Abstract
The article seeks to reference the motto Aristotelian Good Life as the end of ethics confronting a set of traditional principles in the face of a pluralistic society. This theme requires the complementation of two other axes: the concern to the good life happens to and others and which develops in just institutions that develop these mediations. As the range of the good life doesn’t elapse only from the estimates that a person manifests itself, but is always implicated in relationships with other people, then it becomes another key ethical element: the concern.
Keywords: Ethics; Concern; Teaching; Teaching relationship.
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