Students and tutors' profile in distance higher course in technology management process

Authors

  • Fernando Ramos Lengler Faculdade Cesusc
  • Marcos Baptista Lopez Dalmau Universidade Federal de Santa Catarina
  • Emerson Correia da Silva Faculdade Cesusc
  • Lodacir Rodrigo Silva da Rosa Faculdade Cesusc

DOI:

https://doi.org/10.18316/2238-9024.16.29

Keywords:

Distance Education, Students, Mentoring, University Management, University Administration.

Abstract

This article analyzes the students and tutors' profile of a higher course of technology in the distance educational learning mode and draws a predominant profile of those involved in a higher education institution of the south of Brazil. The text involves the participation of students and tutors involved in the sport and have interaction with the course of Technology in Business Processes. Research has nature and uses qualitative and quantitative tools in exploratory level with case study of character. Chosen collection instruments were documents, direct observation, questionnaire with multiple choice questions and, use of bibliography area. The method of research has qualitative design and data analyzed were carried out addressed: interpretative analysis and numerical analysis of data. The results presented by respondents are for the diagnosis of the predominant profile of both involved with the sport: students and tutors. At the end of the survey are outlined the main features of those involved with gender, age, education and marital status, and thus can stimulate and expand the funding and guidance or market strategies.

Author Biographies

Fernando Ramos Lengler, Faculdade Cesusc

Mestre em Administração Universitária pela UFSC, Bacharel em Economia pela PUCRS, possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e Especialização em Gestão e Marketing Estratégico de Negócios pela UFSC. Professor dos Cursos de Administração e Gestão Comercial (EaD) da Faculdade CESUSC, mantida pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina. Profissional com experiência em gestão, operações, logística e planejamento financeiro, vendas e indicadores.

Marcos Baptista Lopez Dalmau, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado (2001) e doutorado (2003) em Engenharia de Produção pela mesma instituição. Atualmente é Chefe do Departamento de Ciências da Administração e professor associado I da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Curso de Mestrado Acadêmico em Administração CPGA/UFSC e do Mestrado Profissional em Administração Universitária PPGAU/UFSC. Além disso, é Diretor de Projetos no Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina - CEPED UFSC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância e gestão por competências. Avaliador de cursos do INEP e da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Avaliador de artigos de revistas e eventos nacionais. Autor de vários artigos relacionados a área de Recursos Humanos em geral em eventos nacionais e internacionais.

Emerson Correia da Silva, Faculdade Cesusc

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Atualmente é professor do ensino superior da Faculdade Cesusc, na mesma instituição coordena o projeto de Educação a Distância. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e Metodologia da pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, grêmio estudantil, formação de professores, estudo de periódicos e educação a distância.

Lodacir Rodrigo Silva da Rosa, Faculdade Cesusc

Suporte e gerenciamento da plataforma moodle no Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Faculdade CESUSC, Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade CESUSC (cursando), Técnico em Eletrônica (IFSC 2009), Técnico em Eletrotécnica (IFSC 2005), Possui conhecimentos na área de projetos eletrônicos, microcontroladores, eletrônica embarcada, eletrônica de potência, automação, linguagens de programação C, Java, PHP, HTML5 e CSS3.

Published

2016-04-25

Issue

Section

Articles