“História sob vigilância”: estudos da memória e a pedagogia de ensino dos traumas coletivos

Autores/as

  • Alana de Moraes Leite Doutoranda em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.
  • Karl Schurster Veríssimo de Sousa Leão Universidade de Pernambuco.

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i45.5993

Palabras clave:

Memória, ensino de traumas coletivos, Shoah

Resumen

O presente artigo tem como objetivo central analisar os estudos da memória enquanto fonte histórica e de sua urgência no tempo presente. Para tal, construímos uma divisão dos estudos da memória em três eixos centrais: o primeiro, a partir da década de 1980, com a republicação da obra Memória coletiva de Maurice Halbwachs e a primeira publicação de Os lugares da memória de Pierre Norra; o segundo e terceiro eixo, inscritos em um mesmo contexto, referem-se aos estudos das políticas da memória e globalização da memória da Shoah, amplamente difundido por Andreas Huyssen, e a problematização em torno do conceito de pós memória, cunhado por Marianne Hirsch. Discutimos a pedagogia de dois museus preocupados com a História da Shoah: o Yad Vashem, de Israel, e o United States Holocaust Memorial Museum. É possível perceber que na década de 1990 a cultura de memória ganha uma dimensão política de comemorações, o que nos leva a intensas discussões acerca do papel desse evento no regime de historicidade contemporâneo e, por conseguinte, no tempo presente.

Biografía del autor/a

Alana de Moraes Leite, Doutoranda em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Professora substituta na Universidade Estadual da Paraíba, campus I - Campina Grande, na área de Teoria da História. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Publicou o artigo “Lembrar o que todos querem esquecer: a urgência do ensino de traumas coletivos” (Revista Aquila, 2020) e “História da Historiografia do Tempo Presente: questões e debates”, juntamente com o Prof, Dr. Karl Schurster, no livro “Tempo Presente: uma história em debate” (Autografia; EDUPE, 2019), dentre outros. Vinculada ao grupo de Estudos em História Sociocultural da América Latina (GEHSCAL) - pela linha de pesquisa História do Tempo Presente. Atualmente desenvolve pesquisas na área de Ensino de História de Eventos Traumáticos, com ênfase na Shoah. E-mail: a.alanamoraes@gmail.com

Karl Schurster Veríssimo de Sousa Leão, Universidade de Pernambuco.

Professor Livre-Docente da Universidade de Pernambuco, Coordenador Acadêmico do Mestrado Profissional em Ensino de História/ProfHistoria - UPE e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação pela mesma Universidade. Realizou o primeiro Pós Doutorado na Universidade Federal Rural de Pernambuco com período de pesquisa na Universidade Nacional de La Plata/Argentina e segundo Pós Doutorado na Universidade Livre de Berlim (2017). Doutor em História Comparada na Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ com estágio de pesquisa na Freie Universität Berlin. Organizou juntamente com Francisco Carlos Teixeira da Silva e com Francisco Eduardo Alves de Almeida a obra “Atlântico: a história de um oceano” (Civilização Brasileira), vencedora do prêmio jabuti (2º lugar em Ciências Humanas 2014), escreveu o livro infanto juvenil "Ester, uma estrela na guerra" (Autografia, 2017), dentre outros. Se dedica ao estudo comparado das ditaduras europeias das décadas de '30 e '40, da historiografia alemã contemporânea e do Ensino de História de Eventos Traumáticos. Foi bolsista do Instituto Yad Vashem em Jerusalém/Israel (2014) onde desenvolve pesquisa sobre a memória do Holocausto, recebendo nova bolsa de estudos em 2018. E-mail: karl.schurster@gmail.com

Publicado

2020-12-23

Número

Sección

Artigos