Educação Popular e Economia Solidária: um diálogo possível e necessário
DOI:
https://doi.org/10.18316/62Abstract
O presente trabalho se situa na discussão da temática Educação Popular e Movimentos Sociais, com enfoque nos processos pedagógicos vivenciados nas experiências da Economia Solidária, que se desenvolvem a partir de iniciativas da sociedade civil organizada no RS. O universo empírico da investigação está diretamente relacionado com projetos de Associações, ONGs, Cooperativas e Movimentos Sociais, que buscam construir alternativas socioeconômicas e de mudanças culturais na perspectiva da inclusão social e de organização da vida em sociedade a partir do desafio da emancipação social. O objetivo central da discussão e da análise de experiências de associativismo e Economia Solidária, na região metropolitana de Porto Alegre, é conhecer os processos pedagógicos, que estão sendo construídos nas relações entre diferentes saberes dos sujeitos envolvidos diretamente nos projetos associativos em relação aos processos sociais organizativos mais amplos e, igualmente, discutir os processos de elaboração e socialização dos conhecimentos voltados para o desafio de uma práxis de transformação social a partir do desafio de construirmos um novo ethos cultural. A obra de Freire é a referência central para debater os desafios da transformação cultural necessária para viabilizar um projeto de trabalho coletivo e solidário.
Palavras-chave: Educação Popular, Paulo Freire, Economia Solidária.
Abstract: The present work lies in the discussion of the theme Social Movements and Popular Education focusing on pedagogical processes experienced in the experiences of the Solidarity Economy, which are developed from initiatives of civil society organizations in RS. The universe of empirical research is directly related to projects of Associations, NGOs, cooperatives and social movements that seek to build socioeconomic alternatives and cultural changes in the perspective of social inclusion and organization of society from the challenge of social emancipation. The central purpose of discussion and analysis of experiences of associations and Solidarity Economy in the metropolitan region of Porto Alegre is to know the pedagogical processes that are being built on the relationships between different knowledge of those involved directly in associative projects in relation to organizational social processes and also discuss the process of drafting and socialization of knowledge for the challenge of a praxis of social transformation from the challenge of building a new cultural ethos. Freire’s work is the central reference point to discuss the challenges of cultural transformation required to enable a team work project and solidarity.
Key words: Popular Education, Paulo Freire, Solidarity Economy.
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