Pensar a Economia Solidária a partir de processos educativos com recicladores

Autores/as

  • Vinícius Lima Lousada

DOI:

https://doi.org/10.18316/109

Resumen

No presente artigo, procuro partilhar reflexões, apoiadas numa sociologia sensível ou da escuta, a respeito de alguns elementos, que compuseram uma prática educativa com um grupo específico de trabalhadores da reciclagem, na periferia urbana de Porto Alegre/RS, sobre a qual versa a minha pesquisa de Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com base em registros oriundos da pesquisa de caráter participante, levada a efeito de forma concomitante ao Projeto Reciclando Vida, procuro problematizar certas categorias teóricas do campo da Educação Popular e a sua correlação no ideário da Economia Solidária. Dessa forma, venho constatando nos modos de navegação social e nas sociabilidades dos recicladores indicativos da complexidade da práxis solidária nos empreendimentos de economia alternativa capazes de contribuir com a reelaboração sistemática e criativa da Educação Popular nesses espaços.

Palavras-chave: Economia solidária; Empoderamento; Educação Popular

Thinking of Solidarity Economy from educational processes with recyclers

Abstract: In this paper I share ideas supported in a sensitive or listening sociology, regarding some elements that made up an educational practice with a specific group of workers in recycling, in the suburbs of Porto Alegre/RS, which is the theme of my Doctoral research in Education at the Graduate Program, in Federal University of Rio Grande do Sul. Based on records from the research participant, carried out concomitantly to Life Recycling Project, I try to question certain theoretical categories of the field of Popular Education and their correlation in the ideals of Solidarity Economy. Thus, I have been witnessed in social navigation modes and the sociability of the recyclers indicative of the complexity of praxis of solidarity in alternative economy enterprises capable of contributing to the systematic and creative reworking of Popular Education in these spaces.

Key words: Solidarity Economy; Empowerment; Popular education.

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