O lado “D” do mercado de consumo brasileiro

Autores/as

  • Cláudio Damacena Pontifícia Universidade Católica do RS.
  • Caio Barbosa Raposo
  • Bruna Silva de Melo

DOI:

https://doi.org/10.18316/1673

Palabras clave:

consumidor de baixa renda, classes socioeconômicas, classe D

Resumen

O potencial de consumo de pessoas com baixo poder de compra é considerado por muitas empresas, uma grande oportunidade. Essas empresas consideram essencial entender o comportamento desses consumidores, observando especialmente as suas características mais proeminentes e os hábitos de consumo. Fornecer produtos, serviços e modelos de negócios compatíveis com a população de baixa renda, requer um conjunto de capacidades, recursos e abordagens diferentes das praticadas com consumidores de classes privilegiadas. Partindo dessa premissa, este artigo objetivou aprofundar a discussão a respeito do consumidor de baixa renda, mais especificamente, os enquadrados na chamada classe D. A partir de fontes secundárias o estudo aborda o universo de consumo desse importante grupo de pessoas, no que diz respeito as questões demográficas, gestão financeira, relação entre qualidade e preço e a economia criativa. Nas considerações finais são apresentadas diversas indicações de pesquisas futuras.

Biografía del autor/a

Cláudio Damacena, Pontifícia Universidade Católica do RS.

Professor do PPGAd - Programa de Pós-graduação em Administração 
FACE - Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia 
PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Caio Barbosa Raposo

Bacharel em Administração pela PUCRS.

Bruna Silva de Melo

Bacharel em Administração pela FADERGS.

Mestre em Administração pela PUCRS.

Publicado

2014-12-17

Número

Sección

Artigos