“Até hoje não sei o que é a palavra amor! ”: o impacto do abuso sexual em mulheres.
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i37.3430Palabras clave:
Violência, Abuso Sexual, Relações Familiares, Gênero.Resumen
O trabalho tem por objetivo analisar os fatores associados à violência sexual e suas repercussões para a vida das mulher. Para isso foram entrevistadas três mulheres entre 36 e 71 anos, residente em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Os dados coletados foram analisados através da análise de conteúdo. Os resultados mostram que as participantes desenvolveram consequências física, sociais e emocionais, como a falta de prazer na relação sexual e comprometimento de sua sexualidade, mas, principalmente, consequências psicológicas que se mostraram evidentes, ao longo da vida, como depressão, apatia e ansiedade. Diante disso, evidenciam-se diversas estratégias de enfrentamento: busca de políticas públicas de enfrentamento à violência sexual, pedir ajuda a pessoas do núcleo familiar e ficar em silêncio na tentativa de preservar a família. Identificou-se que os eventos causadores da violência sexual ocorrem no contexto familiar e foram observados os seguintes motivos, a negligência das figuras parentais e a vulnerabilidade social das participantes.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos a ser publicado en la revista acepta los siguientes términos:
Autores conservan el derecho de autor y conceder a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo a la vez bajo la licencia Creative Commons atribución de licencias que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
En virtud de lo dispuesto en los artículos aparecen en esta revista para el acceso del público, los artículos son de libre uso, con deberes, en aplicaciones educativas y no comerciales.