Uma breve análise do Federalismo no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18316/351Palabras clave:
Federalism, Fiscal, Decentralization, Brazil, ConstitutionResumen
A proposta deste artigo foi apresentar uma análise do federalismo no Brasil, abordando suas perspectivas sob a ótica fiscal. Para isso, procurou-se investigar o significado do termo federalismo, seu panorama histórico em termos nacionais e mundiais, bem como sua aplicação em solo brasileiro desde a proclamação da república, em 1889, enfatizando, porém, o período de vigência da atual Carta Magna brasileira, datada de 1988. Nesse particular, foram apresentadas tanto algumas propostas que não chegaram a ser aplicadas, como outras que estão em fase de estudos ou plena execução. Para tanto, efetuou-se uma breve revisão da bibliografia existente sobre o tema, aliada a opiniões de autoridades no assunto. Com base nesse arcabouço teórico, buscou-se definir qual a atual situação do federalismo no Brasil, quais os passos que levaram a este contexto, e quais são as opções para o futuro.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos a ser publicado en la revista acepta los siguientes términos:
Autores conservan el derecho de autor y conceder a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo a la vez bajo la licencia Creative Commons atribución de licencias que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
En virtud de lo dispuesto en los artículos aparecen en esta revista para el acceso del público, los artículos son de libre uso, con deberes, en aplicaciones educativas y no comerciales.