Stan Lee e Homem-Aranha: compreendendo as teias de significado entre autor e criação, a luz dos estudos culturais

Autores/as

  • Rubem Borges Teixeira Ramos Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i42.5882

Palabras clave:

Histórias em quadrinhos, Stan Lee, Homem-Aranha, interpretação das culturas

Resumen

O presente artigo evoca algumas das experiências de vida de Stan Lee com fatos e acontecimentos retratados na narrativa dos quadrinhos do Homem-Aranha. Pretende-se demonstrar como os quadrinhos expressam a relevância das vivências do autor junto a construção da narrativa. As situações e dilemas enfrentados por ambos – Stan Lee e Homem-Aranha – podem também ser encaradas como alegorias ou metáforas pertinentes a vida dos leitores dessas histórias em quadrinhos.

Biografía del autor/a

Rubem Borges Teixeira Ramos, Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Especialista em Gestão Estratégica da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e bacharel em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004). Atualmente, é Professor do curso de Gestão da Informação da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando e pesquisando principalmente nos seguintes temas: estudo de usos e usuários da informação, comportamento informacional, competência informacional, gestão da informação e do conhecimento, histórias em quadrinhos, leitores, leitura, obtenção e introjeção de conhecimento, etnometodologia. Tem experiências também como professor de idiomas, pois lecionou inglês por vários anos.

Publicado

2019-12-03

Número

Sección

Dossiê