Paraty, entre festas e festivais: da parceria ao marketing cultural em tempos da pandemia COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i48.8548Palabras clave:
Cultura, marketing cultural, Paraty, PEFResumen
O presente artigo tem o objetivo de mostrar as festas e festivais de Paraty, dando ênfase a algumas edições do PEF como importantes produtos pela perspectiva do marketing cultural da cidade. Devido ao isolamento social, ocasionado pela pandemia de COVID-19, que manteve a cidade fechada para o turismo, optou-se por dialogar com alguns dos seus personagens e o acompanhamento de nove redes sociais, onde o foco é a região de Paraty. Também, utilizou-se de saídas de campo realizadas, com inspiração etnofotográfica, durante o evento Festival Internacional de Fotografia – Paraty Em Foco, nas edições de PEF2017, PEF2018 e PEF2019. Apoiando-se nos conceitos de Cultura pelos autores Bauman (2012) e Hall (1997), bem como no conceito de Marketing Cultural pelos autores Constante (2020), Neto (2006) e Silva (2004), a pesquisa justifica-se pela importância dada aos eventos culturais junto ao reconhecimento mundial por conquistar o título de Patrimônio Mundial (misto) pela UNESCO e pelas expressivas mudanças no cenário cultural por conta da Pandemia de Covid-19. Constata-se que o investimento em projetos culturais por parte das empresas vem decrescendo há pelo menos cinco anos. A observação em campo indica também que os organizadores do Festival conseguiram executar com visível sacrifício e dedicação as quatro últimas edições do evento. E o PEF2020 foi um dos pouquíssimos eventos do Calendário Cultural de Paraty que, além do formato online, aconteceu também de forma presencial.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos a ser publicado en la revista acepta los siguientes términos:
Autores conservan el derecho de autor y conceder a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo a la vez bajo la licencia Creative Commons atribución de licencias que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
En virtud de lo dispuesto en los artículos aparecen en esta revista para el acceso del público, los artículos son de libre uso, con deberes, en aplicaciones educativas y no comerciales.