O Papel das Universidades no Fomento às Políticas Públicas de Economia Solidária no Estado do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i49.9095Palabras clave:
Economia solidária, políticas públicas, universidadesResumen
A Economia Solidária, como alternativa atenuante ao modo de produção vigente, utiliza-se do cooperativismo e da autogestão, para que o consumo e as relações sociais possam se dar de forma mais humana, solidária e sustentável. Esse movimento passa a envolver as universidades, por meio de políticas públicas, cujos objetivos são a formação e disseminação da atividade econômica solidária. Assim, a finalidade deste trabalho é verificar como as universidades do estado do Rio de Janeiro têm contribuído para a consolidação do movimento da economia solidária na região fluminense, identificando quais ações têm sido realizadas para esse propósito e o que se pode fazer para que essas instituições de ensino sejam mais ativas para o crescimento da economia solidária. Para esta pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada uma investigação exploratória e descritiva em sites e repositórios de universidades que identificou as ações das principais instituições de ensino superior, públicas e privadas, do Rio de Janeiro. Os resultados mostram a predominância das universidades públicas na disseminação do tema economia solidária no estado, por meio de ações de extensão, ensino e pesquisa e um silêncio sobre o tema por parte das universidades privadas. Desse modo, observou-se possibilidades de crescimento da participação acadêmica nas estratégias universitárias envolvendo universidades, economia solidária e comunidades , com vistas a formas de produção mais sustentáveis.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos a ser publicado en la revista acepta los siguientes términos:
Autores conservan el derecho de autor y conceder a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo a la vez bajo la licencia Creative Commons atribución de licencias que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
En virtud de lo dispuesto en los artículos aparecen en esta revista para el acceso del público, los artículos son de libre uso, con deberes, en aplicaciones educativas y no comerciales.