Carreiras e Transições de executivos bancários: caso de um banco localizado no Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.18316/1427Palavras-chave:
Carreiras, Executivos, TransiçõesResumo
Este artigo resulta de uma pesquisa exploratória que objetivou compreender as diferenças nas trajetórias de executivos bancários. Foram entrevistados nove deles, funcionários de um banco privado, cujas agências localizam-se no interior do Estado do Rio Grande do Sul. Foram realizadas entrevistas individuais, estruturadas com esses profissionais em seus ambientes de trabalho. As entrevistas visaram aprofundar o conhecimento sobre a condução de suas carreiras e foram realizadas em março e abril de 2011. A análise dos dados foi efetuada a partir da abordagem qualitativa e seguiu as orientações propostas por Minayo (2001). Observaram-se algumas diferenças na trajetória de suas carreiras, as quais se apresentaram de modo diferente, pois alguns estão no início da carreira; outros, no meio dela e há os que estão chegando ao fim de sua trajetória profissional. O desempenho pessoal é mensurado durante todo o percurso que ilustra a construção de carreira, seja ela uma construção visivelmente mais rápida, seja mais lenta. Observou-se ser difícil promover um ponto de equilíbrio em relação às transições na carreira de modo a obter sucesso. Conclui-se que o êxito na carreira mostrou-se atrelado à mobilidade, à disponibilidade total ao projeto organizacional e à prontidão no quesito decisão em curto prazo.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.