Especificidades de ativos e alianças estratégicas no setor farmacêutico brasileiro

Autores

  • Tatiane Silva Tavares Maia Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Manuel Anibal Silva Portugal Vasconcelos Ferreira Professor na UNINOVE - Universidade Nove de Julho, no Programa de Mestrado e Doutorado em Administração, São Paulo, Brasil.
  • Fabricio Simplicio Maia Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18316/2316-5537.15.4

Palavras-chave:

Governança, estratégia, atributos da transação

Resumo

Embora a literatura sobre alianças estratégicas tenha ganhado espaço na agenda dos pesquisadores, ainda não existe consenso sobre a relação dos atributos da transação na formação das alianças estratégicas. Por considerar a existência de uma lacuna nessa relação, o trabalho se propõe a analisar a influência da especificidade dos ativos na formação de alianças estratégicas. Trata-se de uma pesquisa descritiva, desenvolvida com base em dados secundários. Foi testado um conjunto de hipóteses relacionando especificidades de ativos e alianças. Os dados foram coletados em 1.353 bulas de medicamentos registrados no Bulário Eletrônico da ANVISA. Os resultados do estudo sugerem evidências compatíveis com as hipóteses formuladas, comprovando influência de ativos específicos como forma, categoria e prescrição de medicamentos na formação de alianças. Conclui-se que as especificidades de forma farmacêutica do medicamento, categoria regulatória e prescrição médica favorecem a existência de alianças estratégicas com diferentes intensidades.

Biografia do Autor

Tatiane Silva Tavares Maia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorado em Administração pela Universidade Nove de Julho. Mestrado e Graduação em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente é professora do curso de Administração na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

 

Manuel Anibal Silva Portugal Vasconcelos Ferreira, Professor na UNINOVE - Universidade Nove de Julho, no Programa de Mestrado e Doutorado em Administração, São Paulo, Brasil.

Pós-doutorando na Faculdade de Economia e Administração/Universidade de São Paulo. Doutorado em Business Administration pela David Eccles School of Business da Universidade de Utah, EUA, (equivalência pela U. de Coimbra, Portugal e validação pela FEA/USP, Brasil) (Fulbright Scholar), MBA e Mestrado pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa) e Licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra. Atualmente é professor na Universidade Nove de Julho, no Programa de Mestrado e Doutorado em Administração.

 

 

Fabricio Simplicio Maia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor Doutor do Curso de Administração na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Paranaíba - MS

Doutor em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Graduado em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente é professor do curso de Administração na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

2015-07-06

Edição

Seção

Artigos