O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS A PARTIR DA PÓS-GRADUAÇÃO: UMA ANÁLISE EM MESTRANDOS DAS ÁREAS DE CIÊNCIAS HUMANAS E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Katiuscia Schiemer Vargas, Laura Alves Scherer, Isabel Bohrer Scherer, Márcia Zampieri Grohmann

Resumo


O objetivo deste artigo é compreender o impacto da pós-graduação (mestrado) no desenvolvimento e na aquisição de competências profissionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva com alunos de mestrado das áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas, baseadas no modelo teórico de competências profissionais de Fleury e Fleury (2007): saber agir, saber mobilizar recursos, saber comunicar, saber aprender, saber engajar-se e comprometer-se, saber assumir responsabilidades e ter visão estratégica. Como resultados, destaca-se que os mestrandos das Ciências Sociais Aplicadas, de maneira geral, desenvolveram todas as competências durante o mestrado, enquanto que, nos mestrandos das Ciências Humanas, foram desenvolvidas por todos somente duas competências: saber comunicar e saber aprender. Nesse sentido, estas duas competências foram desenvolvidas por todos os pesquisados, evidenciando a importância da comunicação e da capacidade de rever modelos mentais, contribuindo para um dos propósitos do mestrado, que é a atuação como docente. Salienta-se ainda que emergiu a importância de saber se relacionar como uma competência para o profissional docente e que os mestrandos de maneira geral consideram o mestrado como uma maneira de aperfeiçoar o conhecimento por meio do arcabouço teórico, mas ao mesmo tempo percebem uma deficiência com relação à atividade prática.


Palavras-chave


Competências Profissionais; Pós-graduação; Mestrado.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/2316-5537.15.5

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ISSN: 2316-5537

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