O desenvolvimento de competências profissionais a partir da pós-graduação: uma análise em mestrandos das áreas de ciências humanas e ciências aplicadas

Autores

  • Katiuscia Schiemer Vargas Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
  • Laura Alves Scherer Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Isabel Bohrer Scherer Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Márcia Zampieri Grohmann Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.18316/2316-5537.15.5

Palavras-chave:

Competências profissionais, pós-graduação, mestrado

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender o impacto da pós-graduação (mestrado) no desenvolvimento e na aquisição de competências profissionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva com alunos de mestrado das áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas, baseadas no modelo teórico de competências profissionais de Fleury e Fleury (2007): saber agir, saber mobilizar recursos, saber comunicar, saber aprender, saber engajar-se e comprometer-se, saber assumir responsabilidades e ter visão estratégica. Como resultados, destaca-se que os mestrandos das Ciências Sociais Aplicadas, de maneira geral, desenvolveram todas as competências durante o mestrado, enquanto que, nos mestrandos das Ciências Humanas, foram desenvolvidas por todos somente duas competências: saber comunicar e saber aprender. Nesse sentido, estas duas competências foram desenvolvidas por todos os pesquisados, evidenciando a importância da comunicação e da capacidade de rever modelos mentais, contribuindo para um dos propósitos do mestrado, que é a atuação como docente. Salienta-se ainda que emergiu a importância de saber se relacionar como uma competência para o profissional docente e que os mestrandos de maneira geral consideram o mestrado como uma maneira de aperfeiçoar o conhecimento por meio do arcabouço teórico, mas ao mesmo tempo percebem uma deficiência com relação à atividade prática.

Biografia do Autor

Katiuscia Schiemer Vargas, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Professora Assistente no Curso de Administração da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bacharel em Administração pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

Laura Alves Scherer, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Mestre em Administração (2013), na linha de pesquisa Organizações, Estruturas e Pessoas, pela Universidade Federal de Santa Maria; MBA em Recursos Humanos e Marketing (2012) e Bacharel em Administração - Habilitação em Comércio Exterior (2009) pela Faculdade Metodista de Santa Maria. Professora Assistente na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Campus Santana do Livramento

Isabel Bohrer Scherer, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Bacharela em Letras/Português pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (1987). Especialista MBA em Gestão de Recursos Humanos (2009). Mestra em Administração na linha de Pesquisa Organizações, Estruturas e Pessoas, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (2013). Tutora a distância do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal UFSM/UAB.

Márcia Zampieri Grohmann, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), na linha de pesquisa de Gestão de Negócios. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2015-07-06

Edição

Seção

Artigos